Vista a Camisa para o Desmatamento Zero no Brasil

Vista a Camisa para o Desmatamento Zero no Brasil

posted in: Parceiras, Uncategorized | 0

Desde 2012, o Greenpeace promove a campanha Desmatamento Zero, coletando assinaturas para levar ao Congresso uma lei que proíba adestruição florestal. Para ajudar com a promoção da campanha, a ONG se uniu com o estilista Ronaldo Fraga para desenvolver uma camiseta e um kit de mobilização.
A ação “Vista a Camisa” tem como intuito engajar a população e reforçar a conscientização do Desmatamento Zero. O propósito é fazer com que as pessoas literalmente vistam a camisa da campanha em apoio ao projeto de lei e ajudem a espalhar a mensagem ,tanto nas ruas, quanto nas redes sociais.
Ronaldo Fraga comenta que certa vez ouviu de um barranqueiro que “o povo do rio é o rio, sem o rio o povo de lá não existe”. E o mesmo se aplica ao povo da floresta. E alerta de que deveria ser um compromisso civil de todo brasileiro lutar contra o desmatamento.

 

A história da campanha

Diante desse cenário, o Greenpeace, vem coletando há 3 anos assinaturas para levar ao Congresso Nacional um projeto de lei que estabelece o fim do desmatamento no Brasil, atividade que por incrível que pareça, ainda é permitida por lei. A campanha foi entregue em outubro ao Congresso Nacional e contou com o apoio de mais de 1,4 milhão de brasileiros. Ambientalistas e outros engajados com a causa, como artistas e representantes de movimentos sociais participaram da entrega.
Pelo projeto, fica proibido o corte de florestas nativas no rasil.  Por isso chegou a hora de vestira camisa pelo Desmatamento Zero e exigir que o Brasil mostre que está pronto para enfrentar os desafios dos novos tempos. O desmatamento deve acabar! Afinal de contas, o Brasil já perdeu uma área de floresta equivalente a 3 estados da Bahia, ou 7 estados de São Paulo.

O Kit

A árvore, em diversas mitologias simboliza a vida. Para muitos cientistas, nosso planeta só se tornou habitável depois que elas surgiram. Respiramos o ar que elas criam, bebemos a água que elas estocam,consumimos seus frutos e produzimos remédios com suas substâncias, além de nos proteger e purificar o solo.
Nada mais consciente do que o símbolo da campanha pelo fim do desmatamento no Brasil, senão uma árvore. O estilista Ronaldo Fraga se apropriou deste símbolo e se inspirou no poema “Todo Mundo e Ninguém”, de Carlos Drummont de Andrade para desenvolver o desenho da estampa da camiseta do kit.
“Nesses tempos estranhos, onde Todo Mundo quer dinheiro e Ninguém tem consciência, esta ação busca lembrar o mundo que é preciso preservar o que temos de verdadeiramente mais valioso: nossa florestas”.
camiseta_desmatamentoarabe-450x450
A Coquelux apoia essa causa! Vista a camisa você também! Com a doação de R$120 você colabora de maneira ativa com a causa e recebe o kit exclusivo do movimento, contendo uma t-shirt de algodão orgânico ilustrada por Ronaldo Fraga e desenvolvida em parceria com a Pano Social, um caderno de anotações, adesivos e bottons para você participar da mobilização de maneira fashion e com respeito socioambiental!

kit
Você pode fazer sua contribuição diretamente em nosso site! Nãon fique fora dessa e Vista você também essa camisa!

Please follow and like us:

Leave a Reply